quinta-feira, 4 de abril de 2013
Tosadores das Estrelas
Você jura de pé junto pra mim que acredita que aquele monte de certificados que o super star tem na parede dizem algo sobre o profissionalismo dele?? Vamos analisar o que está exposto na parede: "Curso de Penteado" com fulano (???), "Curso de Tintura e Alisamento" com ciclano, "Curso de Hidratação e Cauterização" com beltrana, "Curso de Banho e Tosa -Básico, Avançado ou Pleno" com outra ciclana.... Que bosta é essa???
Primeiro... ou você aprendeu a tosar ou não.... não entra na minha cabeça e o meu bom senso não me deixa engolir abobrinhas do tipo "nesse curso você aprende a fazer banho, tosa higiênica, tosa carneiro em poodle, cocker inglês e schnauzer, depois, se você quiser aprender a tosar westie, scottish, york e outras raças, temos o módulo avançado..." Módulo avançado? Ou você foi promovido a otário que paga sorrindo achando que fez um ótimo investimento??? Tudo bem, ninguém é obrigado a saber fazer tosa artística, até porque eu particulkarmente nunca fiz uma tosa sela inglesa num poodle além das do curso nesses meus 15 anos, vale como conhecimento...
Mas o meu colega acha que fez O negócio e lá vai ele feliz da vida pro curso de duração de um mês (???) e depois de concluir o curso ele vai logo procurar vaga de tosador, afinal, ele TEM o diploma... Bela bosta... Já começa que é muito difícil você ver hoje escolas preparadas com animais sufucientes pro número de alunos que tem... Já me deparei com gente ensinando 2 alunos ao mesmo tempo em UM animal... cada um tosava um lado e certificado garantido, o orgulho da família... Outro problema... imagina que hoje é dia de aprender a cortar schnauzer... mas não temos schnauzers disponíveis pros alunos... bom, improviso é a alma do negócio e lá vem os shih-tzus... Meu amigo, a estrutura óssea das raças é totalmente diferente, a textura da pelagem também... como é que você vai ensinar o seu aluno as marcações corretas num animal totalmente diferente da raça ??? Mas enfim, o aluno tá deslumbrado, ele nem vai perceber que ele é mais um enganado.... E lá no fim do curso, um gato eventualmente, com a recomendação que se faz igual cachorro (AAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHH) e o momento mais esperado... O DIPLOMA.
Parabéns, mais um profissional despreparado no mercado. E esse vai ser um dos tosadores das estrelas.
Minha primeira briga com essa turma é o tempo de duração os cursos... Quando eu fui aprender , há 15 anos, a minha instrutora olhou pra turma (éramos 6 alunos, 5 concluíram o curso) e falou que não interessava quanto tempo levasse, o curso não tinha duração exata e só sairia dali quando ela achasse que estava pronto e tivesse domínio perfeito tanto dos materiais como das técnicas.... Me lembro até hoje de ter dado banho num sheep dog, achando que sabia o que tava fazendo, ter me matado pra secar e escovar e quando terminei , a professora olhou pra mim e disse "Tá uma droga, pode voltar pra banheira". Na hora fique louca da vida, mas foi a minha maior lição, acho... até hoje, me lembro do que deu errado e nunca mais fui desatenta àqueles detalhes que fizeram toda a diferença. Dia de tosar poodle, tinha poodle, e sempre tivemos animais a disposição pra tosar quantos conseguíssemos, até fazermos com perfeição o serviço. Peguei animais cheios de nó, sujos, grandes, pequenos, bravos... de tudo um pouco... E não pense você que na minha época tinha o tal do desembolador (aquele pente com lâminas que corta os nós e acaba com o pelo junto), aprendi como segurar uma rasqueadeira, como utilizar ela e como abrir nó sem cortar ou arrebentar o pelo. Claro que há casos e casos.... Pra mim, um tosador que pega uma tesoura e corta um nó, deixando um belo buraco no cachorro, é preguiçoso e devia estar capinando jardim.
Sem contar com a turma de banhistas que aprende de tanto olhar o tosador fazendo o serviço... Isso é um fenômeno. Se eu já via cocker com saia marcada totalmente errada, na mão dessa turma a coisa consegue sair ainda pior.
Mas mesmo assim, o mercado absorve essas pessoas, pois elas se sujeitam a ganhar menos do que um tosador que realmente sabe o que faz pede como remuneração... No meu caso, não saio de casa hoje pra ganhar menos de R$ 2.000,00, sou extremamente chata , cricri e não aceito que venham me ensinar a fazer o meu trabalho.. a não ser que faça melhor que eu... Agora, um colega vir me dizer pra eu cortar um nó que é mais fácil??? Amigo, vá se f*****, seu preguiçoso, muda de profissão.
E lá vem os cursos inúteis que se faz depois de ganhar o primeiro diploma, afinal, um chama o outro, é que nem cerveja. Desde quando você precisa de curso de penteado pra aprender? Penteado é criatividade, olhar tutoriais de penteados em cabelos e adaptar pros nossos clientes, pronto, revelei o segredo... Cauterização e hidratação... você consegue ler o tal do "Modo de Usar" que vem escrito no rótulo do produto? Você tem capacidade de ligar no 0800 do fabricante e tirar alguma dúvida? Eu tenho e sempre deu certo. Parabéns, aquele dinheiro que você ia gastar nesse curso sensacional, te faço um desconto e você pode depositar só a metade na minha conta bancária como agradecimento pela economia que você acabou de fazer.
Alisamento??? Uma marca lançou um produto que prometia alisar aqueles pelos rebeldes e contentar os donos que compraram um lhasa e ganharam um protótipo de poodle, de tão ruim que é o pelo... Não funciona, é extremamente agressivo e não pode ser aplicado direto na raiz... além de arrebentar o pelo. Que serventia um curso desses tem? Nenhuma... Mais um depósito na minha conta bancária.
Tintura.... Por favor, eu imploro pelo bom senso das pessoas!!!! Fazer uma mechinha num topete, numa orelha, acho lindo, e a maioria dos clientes autoriza e gosta, agora, tingir um animal inteiro ??? Pra quê??? Você acha que o animal se sente bem e não estranha? E a melhor parte é se você prometer que sai em 3 ou 4 banhos e o rosa pink ficar mais pink a cada lavagem.... Se vira, meu amigo.... liga pro teu super professor das estrelas, ele vai te enrolar, não vai resolver, você enrola o seu patrão e ele enrola o cliente.
Mas ainda insatisfeito com os diplomas (mais um é sempre bom), o meu colega vai atras de mais cursos pra "melhorar" o currículo dele e ele encontra um tal de curso de trimming... Pronto, achou o que ele queria. Infelizmente, hoje não conheço ninguém dando esses cursos corretamente. Um bom instrutor nessa área deve ser juiz, handler ou preparador de exposição, preferencialmente renomado. Não é simplesmente pegar uma faca na mão e mandar ver. A pelagem precisa ser preparada, existem tipos e tipos de faca, precisa de domínio exímio na tesoura já... e, meu amigo, já vi cada figura parecendo que tá segurando tesoura de poda de planta na mão que me dá medo... Mas, vale a lei do dinheiro, ninguém tá muito preocupado se a pessoa que procurou um curso desses está apta a esse grau de dificuldade, dão algumas aulas de qualquer jeito, recebem o pagamento e a melhor parte : dão o DIPLOMA (mais um, que alegria) e pronto, mais uma estrela no ramo.
Depois de ver isso acontecendo diariamente, cansada de brigar por algo que a tendência é ficar cada vez pior, decidi encerrar as minhas atividades. Atualmente mantenho alguns serviços a domicílio, agrego eventualmente algum cliente indicado e não quero mais saber de pet shop. Acho que dinheiro é importante, sim, mas eu jamais consegui vender um serviço inútil ou que não fosse dar o resultado que eu pudesse garantir pro cliente, Jamais consegui fazer , por exemplo, tosa higiênica semanal ou quinzenal só pelo fato do cliente ter pedido, sabendo que o máximo que eu ia fazer era aparar o pelo e o cliente mal ia notar... Um dos locais que eu passei tinha a regra de cobrar no mínimo R$ 5,00 caso o dono pedisse pra acertar uma franja, aparar o pelo da frente do olho... quantas vezes fiz o serviço sem avisar pra cobrar... e na época eu trabalhava comissionada e meu salário nunca baixou por causa disso. Bem pelo contrário, eu só ganhava mais... eram presentes, gorjetas, amizade, confiança ... Mas.... a cultura do pet shop hoje é essa, quanto mais o cliente gastar, mais eles ganham, não interessa se precisa ou não do serviço. Resumo em uma palavra meu sentimento pela minha área... DESGOSTO pelo comércio desenfreado que a minha área se transformou, onde a última preocupação é o próprio animal... e isso não vai mudar, pode ter certeza.
Fico por aqui hoje....
Assinar:
Postagens (Atom)