quarta-feira, 27 de março de 2013

Adestramento da Mentira ???


Buenas, pessoal!!!! Mais um dia, mais um post.... Quem nunca reclamou que mandou seu cão pro adestramento e não adiantou de nada que atire a primeira pedra. Primeiro, você pesquisou sobre o trabalho do adestrador contratado, ele é uma pessoa realmente formada e capacitada pra adestrar o seu anjinho? Segundo, você se informou sobre técnicas e padrões usados para conduzir cada personalidade? Afinal, nem todos respondem da mesma maneira ao adestramento. Alguns pegam rápido, outros requerem muito empenho e disciplina por parte do adestrador e mais ainda do dono, outros simplesmente precisam ser remanejados para outras atividades, ou até mesmo nova moradia...
Exemplo? Um labrador que já destruiu a casa toda, o quintal, jardim, os vizinhos já colaram cartazes de "Procurado Vivo ou Morto" com recompensa pela cabeça dele pela vizinhança, porque ele late demais o tempo todo... Ai, você manda ele pro adestramento, segue tudo a risca mas a coisa não flui... E porquê? O adestrador é ruim? Talvez... mas será também que ele não precisa de um lugar com muito espaço e muitas atividades pra ele correr e gastar toda a energia acumulada, aparecer em casa no fim do dia coberto de barro e desmaiar feliz a noite toda? Será que esses problemas não acabariam num sítio, por exemplo? Afinal, labradores são cães extremamente ativos e você trouxe ele pra casa no impulso, porque ele era um fofo  quando filhotinho....

DICA: ao adquirir um cão, caso ele seja de raça, se informe sobre a personalidade dele, necessidade de atividades físicas, temperamento, problemas de saúde comuns na raça.... E se for um SRD, procure alguma informação sobre ele, qualquer que seja... uma idéia de como ele vai ser, você com certeza  terá.

Um bom adestramento, na minha opinião, é aquele que consegue fazer o animal assimilar as coisas sem comprá-lo com guloseimas, como eu já vi tantos por ai fazerem... Pare de dar o agrado pra ele e ele para de se comportar... O dono precisa ser firme, não ter dó de corrigir o comportamento errado da maneira adequada e não incentivar ações que no futuro podem causar problemas... É lindo ver um filhotinho rosnando no prato de comida, mas quando ele crescer, ele pode te atacar quando você tentar chegar perto do prato dele. Aí, a essa altura do campeonato, vai ser mais difícil corrigir esse comportamento que o próprio dono alimentou. E o cachorro passa por malvado... Não, amigo, o culpado é você, que achou lindo quando ele era pequeno e hoje ele se vê como líder, entende que aquele espaço é dele e defende a comida. Ao mais forte, o melhor... você fica com a sobra é o que o instinto dele diz. E você precisa ganhar aquele espaço de volta, pra ele voltar a te respeitar.

O xixi.... ele transformou a sua casa num banheiro, tem cheiro de urina no corredor do prédio, nem o pé da sua cama ele perdoou... Primeiro, ele é macho? Castração ajuda a diminuir o odor (menos hormônio circulando no organismo). Tente identificar  a causa... você arrumou um namorado novo e ele começou a urinar por tudo depois disso? OPA!!! Ele quer mostrar pro intruso que ali é território dele, e cães fazer isso através do odor da urina. Ele faz isso assim que você coloca o pé em casa? Perca 1 minuto e dê um pouco de carinho pra ele... talvez seja só isso que ele queira, ser notado. Quer que ele faça as necessidades na rua? Tem disponibilidade pra passear com ele pelo menos 2 vezes ao dia? Sim? Leve-o pra dar uma voltinha logo após as refeições dele, normalmente eles fazem as necessidades logo depois de comer e beber. Trabalha demais e consegue sair com ele uma vez por dia ou nem isso? Arrume um passeador ou aborte a missão.  E filhotinho, como eu ensino? Fácil... escolha um lugar na sua casa onde vai ser o banheiro dele e coloque jornal ou tapete higiênico no chão de toda a área. Ao terminar as refeições dê um pulinho com ele lá e deixe-o a vontade pra fazer onde quiser, se quiser... Gradualmente, vá diminuindo os jornais (ou tapetes) até restringir ao local que você quer. E sempre o parabenize por ter feito a coisa certa (com carinho, sem guloseimas).


E se ele resolver comer o controle da tv, sendo que o que mais tem pela casa é brinquedo dele? E ai? Ele quer atenção, você levanta, pega o controle (já todo babado e com algumas impressões dentais dele), dá um grito e PARABÉNS!!! , ele conseguiu chamar a sua atenção, mesmo que tomando bronca e por um minuto... Pra corrigir? Fácil. tire o controle dele e não faça nada, apenas lhe ofereça um brinquedo dele. E sempre que ele acertar o que ele vai roer e o seu controle continuar intacto e sem baba, brinque com ele. Ele vai assimilar que com aquele brinquedo, ele consegue o que quer, com o controle, não ganha nada. E correção é feita no ato, não adianta brigar com ele depois que o salto do sapato já não existe. Só corrija caso você flagre o meliante no ato do crime. Um bom e forte NÃO e ignore depois, nada de dar show. Atenção é o que ele quer, se ele ganhar, é questão de tempo e ocasião pro próximo salto desaparecer.

Comida.... já trocou de ração mil vezes, já experimentou da mais barata à top de linha, já fez simpatia, perdeu as contas de quantos pacotes de vela acendeu pra todos os santos e nada? Primeiro, leve-o ao veterinário e cheque se ele não tem alguma intolerância alimentar e não precisa de uma ração mais específica. Intolerância a algum determinado componente da ração causa desconforto e pode ser por isso que ele não come de jeito nenhum.  Descartado isso, analise se ninguém anda dando comida por fora... ou se você mesmo não enche ele de petiscos... E vamos à correção. Opte por uma determinada ração, veja a quantia diária recomendada para o peso dele e divida esse quantia em 2 ou 3 porções, que serão o número de refeições que você irá oferecer a ele. Disponibilize em horários determinados, espere meia hora, mais ou menos e retire o que sobrou (no começo, provavelmente, ele não vai comer nada). Insista, se ele se acostumou a viver de petiscos, a ração não é tãããããão saborosa quanto um bifinho, por exemplo, mas de fome ele não vai morrer. Na hora que a fome apertar de verdade, ele come. Não fraqueje, se ele passar um, dois dias sem comer, é porque ele ainda tá testando até onde vai a sua força de vontade e a persistência dele de não abrir mão do que ele gosta, afinal, ele sempre te ganhou no cansaço, mesmo... Uma cliente tinha uma cocker com colesterol super alto, tratava e nada, até descobrir que a empregada da casa dava o resto da comida do almoço pra cachorra dela, a cocker mal comia a ração e era redondinha (???) até que foi desmascarada pela cúmplice e respondeu ao tratamento, finalmente. Foi um desses casos de reeducação alimentar no qual ela passou uns dias sem comer, enxugou a cinturinha e quando não tinha mais opção, começou a comer a ração e hoje o problema não existe mais.

Agressividade, e ai? Não se meta a querer resolver sozinho. Primeiro, leve ao veterinário e cheque se não há nenhum distúrbio psicológico e nenhuma doença. Animal com dor pode se tornar agressivo, sim... imagine seu cão com  uma artrite, por exemplo (ele jamais te mordeu) e você mexendo com ele sem parar até que ele finalmente te morde e você o deixa em paz... ele tinha dor e foi a única maneira que ele achou de te pedir pra não mexer. Mas, tá tudo bem, a saúde dele é de ferro (e os dentes também, você já experimentou uma mordida caprichada) e ele é terrorista... Chame um bom adestrador, que vai te ajudar a encontrar as causas que disparam esse comportamento e vai te conduzir à solução.
Ah, mas existe cachorro bravo, Aline... Pit bull é tudo louco... É mesmo???? Ao longo de 15 anos, tomei mordida de poodle, lhasa, shih-tzu, maltês, cocker, pinscher... perdi a conta. Foram raras as vezes que eu tive problema com cães de grande porte. Claro que se um poodle te morde, amanhã você vai trabalhar numa boa, mas se for um rottweiller, por exemplo, a coisa fica muito mais feia.  Você é quem fora o caráter do seu cão. Quantos pit bulls dócies e amáveis, que convive com bebês, gatos e outras pessoas existem por ai? Muitos... mas por conta de imbecis machões que os incitam à agressividade desde filhotes, criou-se uma lenda em torno deles... Socialização desde filhote também ajuda muito, leve-o pra passear, ver outros cães, pessoas, crianças, gatos... pra que ele se acostume com a diversidade do mundo ao redor dele e saiba se relacionar com outros.
E se eu quiser um cão de guarda? Tenha consciência que você deverá seguir regras a risca com ele, procure um local habilitado e renomado no assunto ataque e defesa e lembre-se que a responsabilidade é gigantesca com um animal treinado pra esse fim, ele deverá obedecer você incondicionalmente.


E gato? Dá pra adestrar?Sim... mas o mais comum é correção de comportamentos agressivos, urina em lugar errado, anti sociabilidade.... Aqui no Brasil, não tenho conhecimento de alguém com essa capacidade, até porque o nosso país ainda é de cultura canina muito forte. Vou deixar esse tópico pra mais pra frente, pois ainda venho pesquisando, testando com os meus em casa e com alguns amigos com problemas com seus gatos. Se der certo, conto pra vocês. Dedos cruzados!!!
Por hoje, é só. FUI!!!

segunda-feira, 25 de março de 2013

Banho & Tosa e Saúde

Bom dia, povo!!!! Depois de um domingo descansando, hoje é dia de arrumar confusão. Sim, porque o tema é polêmico e, como o meu propósito é abrir o que acontece lá dentro da estética, doa a quem doer, lá vamos nós....

Quem nunca trocou de pet shop um dia e o animal apareceu com problema de pele logo depois? Pode ser coincidência? Sim... ou não.... Existe uma "mania" extremamente comum de reaproveitar toalhas ao longo da semana. Pra você ter uma idéia, já vi sair de um estabelecimento em torno de 70 toalhas numa semana, e só o movimento da sexta feira tinha sido esse. E o resto da semana? Não se usou toalha? Sim, as que ja tinham sido usadas e foram secas. O pessoal do banho e tosa sequer se dá o trabalho de separar toalha de animal doente das outras, vai tudo pro cesto e pra secagem no fim do dia. Outro problema são as ferramentas. Seria correto esterilizar tudo após cada animal, mas o tempo às vezes é curto, o patrão quer produção (já ouvi de um patrão que num sábado lotado, com falta de funcionário, ele queria quantidade e quando questionei sobre menos gente e mais bicho, ele me respondeu que tinha contas a pagar).
Claro que não dá pra generalizar também, óbvio que nem sempre o problema é esse. Fica a dica:

OBSERVE O LUGAR, AS PESSOAS QUE ALI TRABALHAM E NA DÚVIDA, PET SHOP É O QUE MAIS TEM POR AÍ. E SE AINDA ASSIM, VOCÊ  NÃO SE SENTIR SEGURA, CHAME UM SERVIÇO À DOMICÍLIO. DÁ MAIS TRABALHO PRO PROFISSIONAL? DÁ, MAS VOCÊ SABE O QUE ESTÁ SENDO FEITO.

Outro problema: dor de ouvido, essa é clássica. O cachorro apareceu com otite uma semana depois do banho? Deixaram cair água no ouvido.... Não, gente, não funciona assim, salvo aqueles animais já propensos ao problema. Então, Aline, devo usar algodão? Bom, eu não uso. Primeiro, eu sei segurar o conduto perfeitamente fechado pra impedir a entrada da água e outra, o algodão molha e quando encharca, quem me garante que a água não começa a escorrer pelas laterais?. E uma boa limpeza no término da secagem do animal garante que não ficou umidade ali. E acabou o problema. Ah, Aline, mas não limparam a orelha dele(a) direito....Bom, esse caso pode ser um daqueles que o dono não cuida da otite (mas tem dinheiro pra mandar tomar banho toda semana), é um animal que há meses toma banho e sempre vem assim e eu resolvi não machucar o ouvido mais do que já tá e limpei superficialmente, já que em alguns casos, a coisa tá tão feia que se eu tentar limpar um pouquinho mais, vai sangrar e não vai adiantar de nada, só vou causar mais desconforto sem necessidade. Otite é coisa séria e pode evoluir pra um caso mais grave que necessita de cirurgia.  Antes de culpar o banho e tosa, observe se o seu fofinho não é propenso a isso, ou em qual  situação ele se encontra.


Seguindo o fluxo... lesões, arranhões, úlcera de córnea e afins.... No meu último emprego, vi o que eu achei que jamais veria.... uma colega sem um pingo de cuidado e, provavelmente péssima formação, usando uma rasqueadeira com alguém que usa uma enxada...Pra quem não conhece, a rasqueadeira é aquela escova de pinos de aço usada pra pelagem crespa, principalmente. A criatura estava com uma maltesa, "carpindo" a coitada, e uma semana depois, a dona aparece lá pedindo a devolução do valor do pacote mensal pois a cachorrinha dela tinha saído de lá com o olhinho meio avermelhado, ao beijar a cachorrinha no rosto, ela reclamou de dor e no dia seguinte, um domingo, amanheceu com o olho já fechado de secreção... Ao levar num hospital veterinário, constataram uma ulceração na córnea e a fluoresceína tinha mostrado uma lesão como se fosse um riscado... Ao contar o que havia ocorrido, e eu estava perto ouvindo, de cara já  liguei o fato à nossa colega "agricultora". Perdemos a cliente e o patrão fez o que com a funcionária? NADA, pois ele alegou que não tinha como ter certeza do que aconteceu. Bom, eu tinha certeza, sim.


Mas mais comum de acontecer é a ulceração causada pelo secador muito quente na cara do animal, naquela mania santa de "eu seco rapidinho, não vai dar nada". Dá sim... só precisa de um pouco de falta de sorte e a cagada tá feita. Úlcera é coisa séria e sem tratamento pode levar à cegueira. E como eu sei que pode ser algo mais sério do que uma irritação por sabão, por exemplo? Chegou em casa e o olhinho tá vermelho? Simples, pegue um colírio daqueles usados pra lubrificar  o olho (humano mesmo) e pingue umas gotinhas no olho avermelhado. Se passar rapidinho, era só uma irritação leve, sem perigo nenhum. Apenas alerte o pet shop sobre o ocorrido pro pessoal prestar mais atenção. Se persistir a irritação, leve de volta sem esperar muito, porque o caso é mais sério.
Sobre arranhões...muitas vezes, clientes reclamaram que eu tinha arranhado barriga com máquina de tosa. Sim, às vezes na pressa, por ter que produzir, por ter  tosa em cima de tosa, horários apertados e afins, um pouquinho mais de força e menos atenção pode gerar um arranhão, sim. Nada que um spray antisséptico não resolva sem complicações. Mas também há casos de alergia, a região fica toda avermelhada, empipocada e nesse caso, a culpa não é nossa e a gente só descobre essa alergia quando ela acontece. A solução? Dê um pulinho de volta no pet shop, leve o seu animal e tudo vai ser resolvido com muita facilidade e rapidez, sem medicação pra casa nem nada. E pra evitar, Aline? Bom, amigo, peça pro tosador utilizar uma lâmina mais alta da próxima vez e se acontecer de novo, bom, só nos resta a tesoura mesmo.
UNHAS: e aqui tem muito dono retardado, mesmo. Lá vem ele reclamando que não cortaram as unhas do  cachorro dele, ele quer que corte a qualquer custo e eu vou olhar... não tem como cortar ou sangra, tá no limite. Sou obrigada a cortar uma unha, sangrar e mostrar pra ele que é impossível. O remédio pra isso é caminhar, fazer ele gastar as unhas no asfalto, na calçada, não tem outra opção. Não temos fórmula mágica pra cortar esse tipo de unha, a não ser cortar, sangrar e machucar. Já quebrou a sua unha no talo? Doeu? Imagine, então, ser obrigado a fazer isso num animal, tendo consciência da dor insana que isso causa. Na foto, uma unha de gato, mas também vale pra cães. A parte rosada é a veia já, pode-se cortar até o limite entre o branco e o rosa. Cortou mais? Sangra, e bastante. E dói.


É, pessoal, sei que é assustador, mas tudo isso acontece com mais frequência do que vocês imaginam no banho e tosa. De quem é a culpa? Das pessoas desqualificadas que querem tirar dinheiro dos outros e se metem a "dar curso" sem  nenhum preparo, dos patrões que querem produção alta e fica difícil de controlar a qualidade e fazer as coisas com calma, de pessoas sem um pingo de capacidade que resolvem entrar no ramo pois arrumar emprego é fácil (e muito).... não dá pra culpar ninguém.... Só nos resta ficar de olho em tudo e em todos. Eu, particularmente, não levo nenhum dos meus bichos pra pet shop. Se eu não puder fazer o serviço, prefiro deixar como tá.

Abaixo, alguns safados que passaram pela minha vida... e deixaram saudade...

  Mel, uma SRD e um ex patrão... Esse cara era apaixonado por eles... paizão...

 Mel labradora,doida pra fazer bagunça...

 Mickey, pronto pra ir pro rock...

 O safado do Guma, que vivia aprontando comigo na hora do anho...e  a filha do patrão chegava e ele se comportava...

 Duque, um akita lindo, fofo e muito bonzinho, contrariando tudo o que dizem sobre a raça ser traiçoeira...

 Hannah, foi achada na rua e hoje é segurança de uma empresa e vive muito bem, obrigado.

 O Joca, um welsh corgi amor da minha vida, belo de um pilantra quando não era eu que dava banho nele (dava trabalho pros outros kkkkk)

 Lizzie, uma cocker desgovernada que aparecia no pet shop com uma bolinha na boca e eu tinha que dar banho, secar, tosar, escovar, tudo com ela segurando a bolinha... eventualmente negociávamos a troca da bolinha por um osso.... nem sempre com sucesso...

 O viadinho do Alemão... que tinha probleminhas... Ler com ele na área? Nem pensar... Sair de carro pra buscar alguém? Ele ia no painel do carro fazendo arte... teve problemas com o limpa-vidros do carro também...

 Misty... ela mataria por um ossinho...senta, pula, rola, finge de morta e medálogoesseossopelamordedeus... meio dedo-duro quando fazia cocô e entrava no pet shop latindo e correndo lá pra fora chamando alguém pra ir recolher o monte...

 Julie, tentando salvar uma cagada que fizeram em outro pet shop no pelo...

Patrick... se a dona dele tivesse que pagar pensão pra cada filho dele... o bairro ia fazer fila na porta da casa dela... Era velho mas ainda tava positivo e operante.

Bom, pessoal, fico por aqui...pensando no próximo tema do blog... Fui!!!

sábado, 23 de março de 2013

17 de Fevereiro - Dia Mundial Do Gato



Sim, esse dia existe!!!!  Comemorado originalmente no primeiro dia da primavera da Rússia, que começa em 1 de março, os amantes desses animais organizam tradicionalmente flash mobs e até mesmo comícios em defesa dos nossos amados felinos. Diferentemente do Brasil, onde tanto preconceito ainda ronda esse tema. O mais comum de se ouvir ao falar com um babaca preconceituoso que não tem idéia do que é ter um gato (ou 2, ou 3, ou um monte de gatos...) como companheiro é que ele é traiçoeiro, interesseiro, só te procura quando quer alguma coisa, passa o dia dormindo e a noite aprontando.... e sem esquecer que gato preto dá azar.
Pra você, amigo cheio de pré conceitos, posso dizer que AZAR É NÃO TER UM GATO FAZENDO PARTE DA SUA VIDA.
Gatos são mais independentes? Sim. Gatos são menos grudentos? Sim, quer dizer, depende  hehehe... Mas quem disse que por isso são menos carinhosos, menos sensíveis, menos deliciosos que os cães? Eu nem me atreveria a comparar por serem espécies tão diferentes... Demandam menos cuidados ? Sim, pois tomam banho sozinhos (aquele cheirinho de gato babado e chupado limpinho que tanto adoramos...), não precisam de passeios, mas tal qual um cão, ao abrir a porta de casa lá estão os nossos adorados monstrinhos nos esperando (mesmo que seja pra ganhar o sachê, no caso dos meus...tudo bem, eu relevo, vamos fingir que a mãe chegou e eles vieram me dizer OI). Ou não.... se ninguém vier me receber, já sei que alguma coisa aconteceu, mas isso eu também relevo... Pra completar, lá vem o idiota dizer que odeia gato, mas gato preto, então, piorou... é coisa do demo.... dá azar.... Amigo, você que pensa assim, procure urgentemente um psiquiatra, você tem sérios probleminhas e precisa de tratamento.
Tenho 3 pretinhos básicos e não troco eles por nada (tá, eu admito que às vezes me dá uma vontade tremenda de trocar o Alemão quando ele rói o salto de algum sapato meu... sim, ele come coisas e o nome dele é Alemão, pra contrastar com a cor).


E cuidar de um gato é fácil? Sim, eles não precisam de muita coisa. Uma caixa com areia pras necessidades, uma boa ração, água limpinha e fresca sempre à vontade e muito amor e carinho. Visitas periódicas ao veterinário , pro check up (podemos pular a parte do termômetro??? não) e o resto é alegria.
E vamos à parte delicada, que foi pra isso que eu comecei esse post.... o banho e tosa.... Gente, gato não precisa tomar banho semanal nem quinzenalmente... aliás, os meus ganham banho a cada 2 anos e olhe lá (casa de ferreiro, espeto de pau). Gato se limpa sozinho e, salvo momentos de doença no qual ele não consegue se limpar adequadamente, é desnecessário. As pessoas não tem idéia do quanto um gato se estressa indo pro banho e tosa... A maioria dos "profissionais " acha que gato e cachorro é tudo igual e se faz do mesmo jeito... NAO!!! Gato é muito sensível auditivamente, evita-se o soprador a qualquer custo. Gato se assusta com facilidade, não se coloca gato em guia de contenção. Quantos casos de óbito já aconteceram por conta de enforcamento em guia? Se você procurar informações sobre isso, vai se surpreender com o alto número de óbitos por enforcamento. Quando o "profissional" liga o soprador em cima do gato e ele se apavora, começa a se debater e unhar e morder o que tentar pegar ele, ele só vai parar quando morrer, ou quando você conseguir soltar ele, depois de ser todo retalhado, mordido e arranhado. E no término, aquele novo banho de perfume e aí eu pergunto: "-Pra quê???" O coitado do gato passa as próximas duas horas espirrando feito um condenado, e se  tiver mais de um , provavelmente vão brigar por não se reconhecerem de tanto perfume...
E a tosa, então? Na hora de fazer a tosa higiênica, máquina embaixo das patinhas (irrita muito), máquina no ânus (irrita demais) e vamos raspar a barriga, afinal "eu faço todos os cães assim e deve ser igual no gato", certo? ERRADO!!!! Evita-se a máquina ao máximo, além de irritar, o gato tem a pele muito fininha e pra cortas é muito fácil. Aí, o gato começa a se lamber loucamente e em alguns dias, parabéns, você causou uma bela dermatite por lambedura e o que era um machucadinho de nada virou uma bela ferida.Nas patinhas, apenas se puxa o excesso de pelos pra fora e se apara com a tesoura, o mesmo vale pras partes íntimas. tudo na tesoura. E a barriga???? Bom, nos cães, se raspa a barriga pra não sujar de xixi, mas ao longo desses meus 15 anos, nunca vi gato com pênis no meio da barriga nem molhando o barrigão com xixi (salvo gatos com problemas de saúde e gatas muito peludas com filhotes). A que conclusão eu cheguei??? Não tem motivo pra raspar barriga de gato. E lá vem o dono de um gato persa pedindo pra tosar ele porque ele tá soltando muito pelo.... Amigo, compre um devon rex ou um sphinx, que eles não vão soltar pelo.Ou um gato de pelúcia também vai resolver o seu problema.
Gatos trocam de pelagem 2 vezes por ano. Na primavera vem uma pelagem mais leve, com pouco subpelo (aquela lãzinha que fica por baixo do pelo mais comprido), época de maior queda. No outono, ele ganha a pelagem mais densa e mais impermeável pro frio, onde há muito pouca queda de pelo. Essa segunda troca praticamente não é percebida, pois o gato só encorpa a pelagem.


Bom, fico por aqui e caso alguém tenha alguma sugestão de tema abordado, é só pedir!!!!


Na foto, o Alemão provando que fruteira serve pra guardar batata, cebola, cenoura, sacolas e gatos pretos.
Fui!!!

sexta-feira, 22 de março de 2013

Dia dos Branquelos

Buenas, povo !!!
Passando esses dias na seção de revistas de um supermercado, me deparei com uma revista recentemente lançada no mercado sobre pets... Curiosa, comprei pra ver o que tinha de bom... Não vou citar o nome da revista aqui pra não correr o risco de me incomodar, mas dentre as matérias, achei a que tinha me deixado curiosa: Pelagem Branca.


Na foto, meu branquelo obeso (Johnny Walker, também chamado de frango, sei lá porquê...)

Comecei a ler a matéria e rapidamente começaram as abobrinhas escritas. Bom, gente, Crystal Eye, Magic Crystal, Eye Clean e qualquer produto que promete milagre na remoção de manchas NÃO FUNCIONA. Todos tem um desses princípios: ou regula o PH da região no momento que é aplicado (não tem efeito prolongado) ou cria uma camada gordurosa (não visível) que faz com que a lágrima "escorregue" e passe sem agredir o pelo. Manchou? Tesoura, tratamento e esperar o pelo crescer de novo, não existe milagre.
ou melhor, existe sim!!! Tratamento veterinário com antibióticos orais ou injetáveis (a maioria dos vets prefere o oral) e troca de ração. E o milagre acontece. De todas as rações caninas no mercado com promessa de regulaagem de PH de saliva e lágrima, a que eu vi mais resultado a médio prazo foi na linha da Hills. Pra felinos, aí falo como consumidora, não abro mão da Royal Super Premium pros meus monstrinhos.Uso a Fit, Beauty & Fit, Sterilized e por conta de uma das minhas negas enjoadas, eventualmente a Exigent, maravilhosa pra gato chato e fresco pra comer, como a minha Ayka. 
Continuei lendo a matéria e lá estava a próxima pérola: banho de carbonato de cálcio indicado como banho a seco. Bom, o carbonato de cálcio (óxido de zinco I também é usado) é basicamente utilizado para texturizar pelagens que serão trimadas (aquela famosa tosa na faca, feita pra exposição, que hoje um monte de tosador diz que faz, mas conheço pouquíssimos que realmente dominam a técnica e sabem o que tão fazendo ) e deve ser feito no pet shop, primeiro porque faz uma sujeira danada, e também pelo fato de tornar a pelagem áspera  e precisar de acompanhamento do profissional. Nesse caso, o limite do uso é feito pelo tato do profissionhal. 


Raças que utilizam esse procedimento? Westies, schnauzers, Scottish Terriers, Fox Terriers, Welsh Terriers... animais de pelagem arame. Donos acham que essas raças tem que ter pelinho fino e fofinho... quer um assim? Arrume um maltês. Outra coisa que muita gente me pergunta: tosa na faca machuca, dói? Não, se feita por um profissional qualificado. 
Continuei lendo... quem sabe agora eu ia encontrar algo que valesse a pena na matéria.. Animais albinos.... normalmente tem o focinho rosado, quando o padrão seria colorido e no português bem claro, onde a gente passaria lápis de olho, também não tem pigmento nenhum. É bastante comum esses animais serem surdos também, é uma deficiência própria e comum no albinismo, cuidado redobrado. O albinismo não atinge necessariamente animais brancos, apesar de ser mais comum neles. Cuidados básicos: protetor solar na região das orelhas e focinho principalmente e evitar exposição ao sol nos horários mais quentes. Já vi muito gato tendo que amputar as pontas das orelhas (estilo pit bull) por causa de câncer e muito focinho de cachorro com tumor já evoluido por falta de cuidado. 






Existe uma marca de protetor solar para pets que além de ser FPS 30, ainda vem com um componente amargo para desestimular a lambedura que eu particularmente testei e gostei da Pet Society. Pelo que eu pesquisei, é o único com FPS garantido, resistente à água e deve custar numa faixa de R$ 35,00. Melhor prevenir do que ter que amputar orelha ou focinho por conta de câncer.
E pra fechar essa matéria com chave de ouro, recomendaram hidratação de chocolate branco (???) para ajudar na manutenção da pelagem branca. Aí, meu estômago revirou de  vez.... nunca ouvi falar de hidratação ajudar na manutenção dessa cor de pelagem. Mas peraí.... tudo bem, vamos concordar que um fio com cutículas seladas retém menos sujeira e consequentemente mancha menos, mas uma vez que manchou, só tesoura resolve.. ou algum processo realmente agressivo, como descoloração. Existem no mercado alguns produtos que prometem deixar as manchas menos visíveis e realmente deixam, mas nenhum deles remove. A maioria funciona com o depósito do pigmento azul ou roxo na cutícula aberta do fio e, pela ilusão de ótica (luz incidente no azul ou no roxo reflete o branco), aparenta o pelo mais branco. Caso o profissional utilize o produto com muita frequencia, a pelagem pode começar a ficar arroxeada, e se parar de usar, SURPRESA!!! , a mancha volta, pois da mesma maneira que o pigmento se deposita no fio, ele também é removido gradualmente pela lavagem. No caso de uma descoloração, já vi tanta gente se meter a fazer isso usando produtos baratos, prometendo ao cliente um animal branquinho e devolver amarelado.... O único produto que realmente platina (seja cabelo ou pelo), é de uso humano e só cabeleireiro com carteirinha compra. Então, atenção caso alguém ofereça esse tipo de serviço.Quanto à hidratação, sim, ela ajuda a manter a cutícula do pelo mais fechada e consequentemente ajuda a não manchar tanto, mas seja do sabor que for: chocolate, argan, óleo de macadâmia, fruta, óleo de coco..... não interessa o sabor, desde que seja de uma boa marca e que garanta um bom resultado. 

TESTEI E GOSTEI MUITO- PET SOCIETY LISS-EASE (+ ou - R$ 50,00)  ASSOCIADA COM O HYDRA-T(+ ou - R$ 40,00) E O KIT DE ARGAN COM MÁSCARA E FLUIDO  FINALIZADOR TAMBÉM DA PET SOCIETY ( kit + ou - R$ 150,00 - máscara com 1kg apenas nessa apresentação, mas rende muito)

Sei que dá preguiça, mas saiu pra passear, foi pro parque, chegou em casa com as patas cheias de sujeira? A melhor maneira de prevenir as manchas nessas áreas é lavar e secar (ou ao ar livre ou com secador de morno a frio - sim, secador quente amarela a pelagem também e, uma vez amarelada, o remédio é esperar crescer).
Bom, povo... Espero que eu tenha esclarecido algumas dúvidas e caso alguém se interesse pelo serviço de trimming em São Paulo - capital,  deixa o email ai nos comentários que eu tenho um colega ex juiz de exposição que tem um pet shop na Lapa e faz esse tipo de serviço profissional e maravilhosamente bem.
Fui!!!





terça-feira, 19 de março de 2013

Pois é.....

Oba!!! Primeiro post, que emoção....
Bom, o que me levou a criar um blog desses? Dentre as minhas andanças na net, nunca encontrei algo imparcial sobre, principalmente, o assunto Banho e Tosa, e eu quis, então, compartilhar um pouco do que eu sei, aprendi, vivenciei ao longo de quase 15 anos de profissão.
Uma leve apresentação sobre mim: meu nome é Aline, tenho quaaaaase 31 anos (fim do mundo) e desde os 16 anos envolvida nesse meio. Comecei meio por acaso.... sempre fui uma retardada tarada por bichos... não podia ver um pela rua que colocava debaixo do braço e carregava pra casa. Claro que eu tinha que dobrar a minha mãe e a minha vó, mas isso não era problema, afinal, quem resistia a um bom ronron e uma barriga peluda gostosa??? Terminando o segundo grau, sem querer fazer pré vestibular, conheci um veterinário numa clínica na esquina de casa, e ali comecei a trabalhar de secretária e auxiliar veterinária. Um dia, lá veio o chefe e perguntou "-Aline, o que tu acha de aprender a tosar?". Sem saber onde eu tava amarrando meu burro, adorei a idéia e uma semana depois, lá tava eu viajando pra outra cidade pra fazer o tal curso.
Fiz o curso, passei, tudo bonitinho e voltei pra trabalhar, achando que sabia tudo rsrsrsrs. Eis um dos primeiros erros grosseiros da área, as pessoas saem dos "cursos" achando que sabem tudo e vão direto trabalhar sozinhas, assumindo uma responsabilidade enorme, sem se tocar disso. E acontece o que aconteceu comigo e tantos outros... um belo dia, machuquei um poodle com a máquina e fiquei traumatizada a tal ponto que passei um bom tempo sem ter coragem de pegar numa máquina de novo.Talvez se eu tivesse ido trabalhar de banhista um tempo, até pegar prática, e depois sim, fosse tosar, isso não teria acontecido.


Enfim... anos se passaram e cá estou eu, com uma bagagem gigantesca nas costas, doida pra dividir um pouco com quem estiver interessado!!! A propósito, essa da foto é a minha Meleca (era Mel, o marido começou a chamar de Meleca e, por fim, conformada, chamo de Mé).
Pretendo abordar temas comuns como pelagem, cuidados, problemas comportamentais e de saúde, procedimentos de banho e tosa e, claro, histórias divertidas dos meus monstrinhos e de tantos outros.....Espero que vocês gostem!!!!

Fui!!