segunda-feira, 25 de março de 2013

Banho & Tosa e Saúde

Bom dia, povo!!!! Depois de um domingo descansando, hoje é dia de arrumar confusão. Sim, porque o tema é polêmico e, como o meu propósito é abrir o que acontece lá dentro da estética, doa a quem doer, lá vamos nós....

Quem nunca trocou de pet shop um dia e o animal apareceu com problema de pele logo depois? Pode ser coincidência? Sim... ou não.... Existe uma "mania" extremamente comum de reaproveitar toalhas ao longo da semana. Pra você ter uma idéia, já vi sair de um estabelecimento em torno de 70 toalhas numa semana, e só o movimento da sexta feira tinha sido esse. E o resto da semana? Não se usou toalha? Sim, as que ja tinham sido usadas e foram secas. O pessoal do banho e tosa sequer se dá o trabalho de separar toalha de animal doente das outras, vai tudo pro cesto e pra secagem no fim do dia. Outro problema são as ferramentas. Seria correto esterilizar tudo após cada animal, mas o tempo às vezes é curto, o patrão quer produção (já ouvi de um patrão que num sábado lotado, com falta de funcionário, ele queria quantidade e quando questionei sobre menos gente e mais bicho, ele me respondeu que tinha contas a pagar).
Claro que não dá pra generalizar também, óbvio que nem sempre o problema é esse. Fica a dica:

OBSERVE O LUGAR, AS PESSOAS QUE ALI TRABALHAM E NA DÚVIDA, PET SHOP É O QUE MAIS TEM POR AÍ. E SE AINDA ASSIM, VOCÊ  NÃO SE SENTIR SEGURA, CHAME UM SERVIÇO À DOMICÍLIO. DÁ MAIS TRABALHO PRO PROFISSIONAL? DÁ, MAS VOCÊ SABE O QUE ESTÁ SENDO FEITO.

Outro problema: dor de ouvido, essa é clássica. O cachorro apareceu com otite uma semana depois do banho? Deixaram cair água no ouvido.... Não, gente, não funciona assim, salvo aqueles animais já propensos ao problema. Então, Aline, devo usar algodão? Bom, eu não uso. Primeiro, eu sei segurar o conduto perfeitamente fechado pra impedir a entrada da água e outra, o algodão molha e quando encharca, quem me garante que a água não começa a escorrer pelas laterais?. E uma boa limpeza no término da secagem do animal garante que não ficou umidade ali. E acabou o problema. Ah, Aline, mas não limparam a orelha dele(a) direito....Bom, esse caso pode ser um daqueles que o dono não cuida da otite (mas tem dinheiro pra mandar tomar banho toda semana), é um animal que há meses toma banho e sempre vem assim e eu resolvi não machucar o ouvido mais do que já tá e limpei superficialmente, já que em alguns casos, a coisa tá tão feia que se eu tentar limpar um pouquinho mais, vai sangrar e não vai adiantar de nada, só vou causar mais desconforto sem necessidade. Otite é coisa séria e pode evoluir pra um caso mais grave que necessita de cirurgia.  Antes de culpar o banho e tosa, observe se o seu fofinho não é propenso a isso, ou em qual  situação ele se encontra.


Seguindo o fluxo... lesões, arranhões, úlcera de córnea e afins.... No meu último emprego, vi o que eu achei que jamais veria.... uma colega sem um pingo de cuidado e, provavelmente péssima formação, usando uma rasqueadeira com alguém que usa uma enxada...Pra quem não conhece, a rasqueadeira é aquela escova de pinos de aço usada pra pelagem crespa, principalmente. A criatura estava com uma maltesa, "carpindo" a coitada, e uma semana depois, a dona aparece lá pedindo a devolução do valor do pacote mensal pois a cachorrinha dela tinha saído de lá com o olhinho meio avermelhado, ao beijar a cachorrinha no rosto, ela reclamou de dor e no dia seguinte, um domingo, amanheceu com o olho já fechado de secreção... Ao levar num hospital veterinário, constataram uma ulceração na córnea e a fluoresceína tinha mostrado uma lesão como se fosse um riscado... Ao contar o que havia ocorrido, e eu estava perto ouvindo, de cara já  liguei o fato à nossa colega "agricultora". Perdemos a cliente e o patrão fez o que com a funcionária? NADA, pois ele alegou que não tinha como ter certeza do que aconteceu. Bom, eu tinha certeza, sim.


Mas mais comum de acontecer é a ulceração causada pelo secador muito quente na cara do animal, naquela mania santa de "eu seco rapidinho, não vai dar nada". Dá sim... só precisa de um pouco de falta de sorte e a cagada tá feita. Úlcera é coisa séria e sem tratamento pode levar à cegueira. E como eu sei que pode ser algo mais sério do que uma irritação por sabão, por exemplo? Chegou em casa e o olhinho tá vermelho? Simples, pegue um colírio daqueles usados pra lubrificar  o olho (humano mesmo) e pingue umas gotinhas no olho avermelhado. Se passar rapidinho, era só uma irritação leve, sem perigo nenhum. Apenas alerte o pet shop sobre o ocorrido pro pessoal prestar mais atenção. Se persistir a irritação, leve de volta sem esperar muito, porque o caso é mais sério.
Sobre arranhões...muitas vezes, clientes reclamaram que eu tinha arranhado barriga com máquina de tosa. Sim, às vezes na pressa, por ter que produzir, por ter  tosa em cima de tosa, horários apertados e afins, um pouquinho mais de força e menos atenção pode gerar um arranhão, sim. Nada que um spray antisséptico não resolva sem complicações. Mas também há casos de alergia, a região fica toda avermelhada, empipocada e nesse caso, a culpa não é nossa e a gente só descobre essa alergia quando ela acontece. A solução? Dê um pulinho de volta no pet shop, leve o seu animal e tudo vai ser resolvido com muita facilidade e rapidez, sem medicação pra casa nem nada. E pra evitar, Aline? Bom, amigo, peça pro tosador utilizar uma lâmina mais alta da próxima vez e se acontecer de novo, bom, só nos resta a tesoura mesmo.
UNHAS: e aqui tem muito dono retardado, mesmo. Lá vem ele reclamando que não cortaram as unhas do  cachorro dele, ele quer que corte a qualquer custo e eu vou olhar... não tem como cortar ou sangra, tá no limite. Sou obrigada a cortar uma unha, sangrar e mostrar pra ele que é impossível. O remédio pra isso é caminhar, fazer ele gastar as unhas no asfalto, na calçada, não tem outra opção. Não temos fórmula mágica pra cortar esse tipo de unha, a não ser cortar, sangrar e machucar. Já quebrou a sua unha no talo? Doeu? Imagine, então, ser obrigado a fazer isso num animal, tendo consciência da dor insana que isso causa. Na foto, uma unha de gato, mas também vale pra cães. A parte rosada é a veia já, pode-se cortar até o limite entre o branco e o rosa. Cortou mais? Sangra, e bastante. E dói.


É, pessoal, sei que é assustador, mas tudo isso acontece com mais frequência do que vocês imaginam no banho e tosa. De quem é a culpa? Das pessoas desqualificadas que querem tirar dinheiro dos outros e se metem a "dar curso" sem  nenhum preparo, dos patrões que querem produção alta e fica difícil de controlar a qualidade e fazer as coisas com calma, de pessoas sem um pingo de capacidade que resolvem entrar no ramo pois arrumar emprego é fácil (e muito).... não dá pra culpar ninguém.... Só nos resta ficar de olho em tudo e em todos. Eu, particularmente, não levo nenhum dos meus bichos pra pet shop. Se eu não puder fazer o serviço, prefiro deixar como tá.

Abaixo, alguns safados que passaram pela minha vida... e deixaram saudade...

  Mel, uma SRD e um ex patrão... Esse cara era apaixonado por eles... paizão...

 Mel labradora,doida pra fazer bagunça...

 Mickey, pronto pra ir pro rock...

 O safado do Guma, que vivia aprontando comigo na hora do anho...e  a filha do patrão chegava e ele se comportava...

 Duque, um akita lindo, fofo e muito bonzinho, contrariando tudo o que dizem sobre a raça ser traiçoeira...

 Hannah, foi achada na rua e hoje é segurança de uma empresa e vive muito bem, obrigado.

 O Joca, um welsh corgi amor da minha vida, belo de um pilantra quando não era eu que dava banho nele (dava trabalho pros outros kkkkk)

 Lizzie, uma cocker desgovernada que aparecia no pet shop com uma bolinha na boca e eu tinha que dar banho, secar, tosar, escovar, tudo com ela segurando a bolinha... eventualmente negociávamos a troca da bolinha por um osso.... nem sempre com sucesso...

 O viadinho do Alemão... que tinha probleminhas... Ler com ele na área? Nem pensar... Sair de carro pra buscar alguém? Ele ia no painel do carro fazendo arte... teve problemas com o limpa-vidros do carro também...

 Misty... ela mataria por um ossinho...senta, pula, rola, finge de morta e medálogoesseossopelamordedeus... meio dedo-duro quando fazia cocô e entrava no pet shop latindo e correndo lá pra fora chamando alguém pra ir recolher o monte...

 Julie, tentando salvar uma cagada que fizeram em outro pet shop no pelo...

Patrick... se a dona dele tivesse que pagar pensão pra cada filho dele... o bairro ia fazer fila na porta da casa dela... Era velho mas ainda tava positivo e operante.

Bom, pessoal, fico por aqui...pensando no próximo tema do blog... Fui!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário