sábado, 23 de março de 2013
17 de Fevereiro - Dia Mundial Do Gato
Sim, esse dia existe!!!! Comemorado originalmente no primeiro dia da primavera da Rússia, que começa em 1 de março, os amantes desses animais organizam tradicionalmente flash mobs e até mesmo comícios em defesa dos nossos amados felinos. Diferentemente do Brasil, onde tanto preconceito ainda ronda esse tema. O mais comum de se ouvir ao falar com um babaca preconceituoso que não tem idéia do que é ter um gato (ou 2, ou 3, ou um monte de gatos...) como companheiro é que ele é traiçoeiro, interesseiro, só te procura quando quer alguma coisa, passa o dia dormindo e a noite aprontando.... e sem esquecer que gato preto dá azar.
Pra você, amigo cheio de pré conceitos, posso dizer que AZAR É NÃO TER UM GATO FAZENDO PARTE DA SUA VIDA.
Gatos são mais independentes? Sim. Gatos são menos grudentos? Sim, quer dizer, depende hehehe... Mas quem disse que por isso são menos carinhosos, menos sensíveis, menos deliciosos que os cães? Eu nem me atreveria a comparar por serem espécies tão diferentes... Demandam menos cuidados ? Sim, pois tomam banho sozinhos (aquele cheirinho de gato babado e chupado limpinho que tanto adoramos...), não precisam de passeios, mas tal qual um cão, ao abrir a porta de casa lá estão os nossos adorados monstrinhos nos esperando (mesmo que seja pra ganhar o sachê, no caso dos meus...tudo bem, eu relevo, vamos fingir que a mãe chegou e eles vieram me dizer OI). Ou não.... se ninguém vier me receber, já sei que alguma coisa aconteceu, mas isso eu também relevo... Pra completar, lá vem o idiota dizer que odeia gato, mas gato preto, então, piorou... é coisa do demo.... dá azar.... Amigo, você que pensa assim, procure urgentemente um psiquiatra, você tem sérios probleminhas e precisa de tratamento.
Tenho 3 pretinhos básicos e não troco eles por nada (tá, eu admito que às vezes me dá uma vontade tremenda de trocar o Alemão quando ele rói o salto de algum sapato meu... sim, ele come coisas e o nome dele é Alemão, pra contrastar com a cor).
E cuidar de um gato é fácil? Sim, eles não precisam de muita coisa. Uma caixa com areia pras necessidades, uma boa ração, água limpinha e fresca sempre à vontade e muito amor e carinho. Visitas periódicas ao veterinário , pro check up (podemos pular a parte do termômetro??? não) e o resto é alegria.
E vamos à parte delicada, que foi pra isso que eu comecei esse post.... o banho e tosa.... Gente, gato não precisa tomar banho semanal nem quinzenalmente... aliás, os meus ganham banho a cada 2 anos e olhe lá (casa de ferreiro, espeto de pau). Gato se limpa sozinho e, salvo momentos de doença no qual ele não consegue se limpar adequadamente, é desnecessário. As pessoas não tem idéia do quanto um gato se estressa indo pro banho e tosa... A maioria dos "profissionais " acha que gato e cachorro é tudo igual e se faz do mesmo jeito... NAO!!! Gato é muito sensível auditivamente, evita-se o soprador a qualquer custo. Gato se assusta com facilidade, não se coloca gato em guia de contenção. Quantos casos de óbito já aconteceram por conta de enforcamento em guia? Se você procurar informações sobre isso, vai se surpreender com o alto número de óbitos por enforcamento. Quando o "profissional" liga o soprador em cima do gato e ele se apavora, começa a se debater e unhar e morder o que tentar pegar ele, ele só vai parar quando morrer, ou quando você conseguir soltar ele, depois de ser todo retalhado, mordido e arranhado. E no término, aquele novo banho de perfume e aí eu pergunto: "-Pra quê???" O coitado do gato passa as próximas duas horas espirrando feito um condenado, e se tiver mais de um , provavelmente vão brigar por não se reconhecerem de tanto perfume...
E a tosa, então? Na hora de fazer a tosa higiênica, máquina embaixo das patinhas (irrita muito), máquina no ânus (irrita demais) e vamos raspar a barriga, afinal "eu faço todos os cães assim e deve ser igual no gato", certo? ERRADO!!!! Evita-se a máquina ao máximo, além de irritar, o gato tem a pele muito fininha e pra cortas é muito fácil. Aí, o gato começa a se lamber loucamente e em alguns dias, parabéns, você causou uma bela dermatite por lambedura e o que era um machucadinho de nada virou uma bela ferida.Nas patinhas, apenas se puxa o excesso de pelos pra fora e se apara com a tesoura, o mesmo vale pras partes íntimas. tudo na tesoura. E a barriga???? Bom, nos cães, se raspa a barriga pra não sujar de xixi, mas ao longo desses meus 15 anos, nunca vi gato com pênis no meio da barriga nem molhando o barrigão com xixi (salvo gatos com problemas de saúde e gatas muito peludas com filhotes). A que conclusão eu cheguei??? Não tem motivo pra raspar barriga de gato. E lá vem o dono de um gato persa pedindo pra tosar ele porque ele tá soltando muito pelo.... Amigo, compre um devon rex ou um sphinx, que eles não vão soltar pelo.Ou um gato de pelúcia também vai resolver o seu problema.
Gatos trocam de pelagem 2 vezes por ano. Na primavera vem uma pelagem mais leve, com pouco subpelo (aquela lãzinha que fica por baixo do pelo mais comprido), época de maior queda. No outono, ele ganha a pelagem mais densa e mais impermeável pro frio, onde há muito pouca queda de pelo. Essa segunda troca praticamente não é percebida, pois o gato só encorpa a pelagem.
Bom, fico por aqui e caso alguém tenha alguma sugestão de tema abordado, é só pedir!!!!
Na foto, o Alemão provando que fruteira serve pra guardar batata, cebola, cenoura, sacolas e gatos pretos.
Fui!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário